segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Batismo espiritual

Algumas pessoas tem dificuldade de compreender o que é de fato o batismo no Espírito Santo e quando ocorre. Isto porque a partir de 1900 foi propalado que este é uma ‘segunda benção’, conseguinte precisa ser buscado. Sendo que num estudo escriturístico sério e criterioso percebe-se que nunca a Bíblia diz que devemos buscá-lo. Ademais, numa análise histórica em relação ao período da igreja cristã constatará que jamais o tal ensino fez parte, visto que, surgiu apenas no início do século 20.
Na década de 90 ao fazer estudo sobre a temática deparei-me com 1 Coríntios 12.13. Pessoas contrárias ao ensino de que o batismo no Espírito Santo acontece no começo da vida cristã desdenhavam deste verso alegando que não se referia ao batismo espiritual. Diziam que se tratava do ‘batismo pelo Espírito’ na parte inicial do versículo quando todos os crentes em Jesus eram batizados no ato de conversão e que a parte final do mesmo, aí sim, referia sobre o batismo no Espírito somente para aqueles que o buscassem.
Não obstante o malabarismo hermenêutico adotado por tais pessoas claramente o verso aludido ensina duas coisas a respeito do batismo espiritual: O batismo no Espírito acontece na conversão quando somos introduzidos no corpo de Cristo e ocorre em todo o crente em Jesus. Logo, todos os crentes já foram batizados no Espírito!
Alguns insistem que os discípulos do dia de Pentecostes é padrão para nós hoje. Refiro-me aos quase 120. Ora, estes eram crentes sim, até então sob a antiga aliança. Embora esta tenha sido inaugurada com o sangue de Cristo na cruz do Calvário o próprio Jesus tinha dito que era necessário ele voltar ao Pai para que o Espírito Santo fosse enviado. Ignorar esse fato redunda em erro grosseiro.
Além disto, aos discípulos foi dada a ordem para que esperassem em Jerusalém (neste período de transição). Nós não precisamos ir a Jerusalém atual tampouco esperar o Espírito ser derramado, pois já houve o derramamento do Espírito Santo no dia de pentecostal. Não faz sentido esperar, muito menos buscar nem pedir para o Senhor derramar o que já foi derramado!
Outra coisa a experiência com o Espírito Santo nos moldes da nova aliança com o derramamento do Espírito como cumprimento profético (Joel 2) foi a ‘primeira benção’ desses discípulos. Não preciso esforçar para mostrar que eles sequer pediram o Espírito Santo e/ou batismo espiritual como alguns fazem hoje em dia; não usaram expediente humano algum. E, entre os fenômenos visíveis e audíveis daquele memorável dia os discípulos falaram línguas estrangeiras. Línguas reais, identificadas inteligíveis.
A multidão que pediu esclarecimento sobre o evento pentecostal aos apóstolos foi dito que eles precisavam arrepender-se e crerem em Jesus a fim de receber o dom do Espírito Santo, pois esta era a promessa pra eles, assim como para nós também (Atos 2.38,39). Eles não falaram em línguas [estrangeiras], mas evidenciaram que o Espírito Santo realizou uma obra no interior deles, batizaram-se nas águas e com isso foi agregados à igreja de Cristo, perseveravam na comunhão, no ensino apostólico, na oração e etc e tal.   
Todos os crentes em Jesus são batizados no Espírito. No entanto, se não existe preceituação bíblica para buscar o batismo espiritual pelas razões apresentadas há a necessidade de buscarmos a plenitude do Espírito conforme assinala o apóstolo Paulo (Efésios 5.18). Busquemos, portanto, sermos cheios do Espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário