terça-feira, 15 de outubro de 2019

Batismo em fogo

Em Mateus 3.11 menciona o ‘batismo no Espírito Santo e, em fogo’. Lucas 3.16 apresenta a mesma expressão. Sendo que João 1.33 e Marcos 1.8 cita apenas o batismo no Espírito. Talvez, o contexto nos explique tanto a adição quanto à subtração do vocábulo fogo. Contudo, deixarei para o final.
Detenho-me agora no que alguns dizem a respeito desse fogo. Uns alegam que esse fogo é apresentado como elemento de purificação. Destarte, a pessoa seria purificada ao receber o batismo no Espírito. Confesso parecer tentadora tal asseveração, mas será que significa isso mesmo?
Outros afirmam que se trata de dois batismos distintos. Veem distinção entre o batismo no Espírito e o batismo em fogo. Este último elemento simboliza o juízo de Deus destinado aos incrédulos. Enquanto a imersão no Espírito Santo destinado seria aos crentes. Seria essa posição razoável?
Ora, os estudiosos se dividem nessa questão. Há argumentos para ambos os lados. Por esse motivo, não espero unanimidade quanto à opinião apresentada por este que vos escreve. No entanto, pode esperar de minha parte sinceridade, honestidade intelectual e esforço em chegar à conclusão bíblica, pois esta é a que me interessa.
Pelo que já li a respeito da primeira interpretação apresentada há significado múltiplos para o fogo como elemento. Uns chegam a dizer que esse fogo aquece o coração daquele que é batizado no Espírito. Outros, que elimina o desnecessário, que purifica. E, também há aqueles que acham que se trata do fogo que propaga e faz propagar calor, que contagia e incendeia.
Reconheço que o ‘fogo’ tem vários sentidos na Bíblia e, faz-se necessário se ater ao contexto imediato. Ao analisar o contexto de Mateus 3.11, por exemplo, é sugerido que há distinção entre o batismo no Espírito e o batismo no fogo. Queira ler, por favor, a partir do versículo 1 até o 12. A mesma conclusão se chega ao examinar Lucas 3.16. Queira, por gentileza, fazer a leitura do verso 1 ao 18 para a devida compreensão.
Note bem que Marcos e João não menciona o termo ‘fogo’. Ambos aludem aos discípulos! Já Mateus e Lucas faz referência aos dois elementos diante de uma multidão, onde existe tanto crente quanto incrédulo. Isto é significativo.
Jesus antes de subir aos céus falou sobre o batismo espiritual (Ato 1.5), porém, não disse nada acerca do fogo. Foi esquecimento da parte do Mestre? Claro que não! Por uma razão lógica: ele estava se referindo só aos discípulos.     
Quando a gente se volta para João, o Batista consegue ver o que tinha em mente pelo quadro descrito:

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo". Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: "Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’”. As roupas de João eram feitas de pelos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Deem fruto que mostre o arrependimento! Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo. "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga". (Mateus 3.1-12)

Entre os significados de fogo na Bíblia o juízo de Deus é um deles, e no contexto imediato é corroborado. Já o sentido de ‘purificação’, ‘fervor’, ‘iluminação’, etc e tal não encontra respaldo nos contextos supracitados.
Observou-se que este autor ficou com a segunda interpretação porque é coerente com o contexto imediato. Dar outra significação ao fogo como elemento tirando de seu contexto na visão deste incorre em erro crasso.
Alguém pode indagar-me a respeito do fogo descrito em Atos dos Apóstolos, capítulo 2. Teve de fato um sinal visível, foram vistas ‘línguas como de fogo’. Contudo, dentro do contexto em questão é possível verificar seu próprio significado. Quanto a isso tecerei comentário em breve.

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