terça-feira, 15 de outubro de 2019

Apontamento sobre João 20.22

E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20.22).

Este versículo é evocado por alguns irmãos em Cristo para mostrar que os apóstolos receberam o Espírito Santo após a ressurreição de Jesus, conseguinte foram batizados no Espírito Santo no Pentecostes. Desta maneira denominam a experiência pentecostal como ‘segunda benção’.
De fato os apóstolos estavam limpos pela palavra transmitida por Jesus (João 15.3). Além disto, os seus nomes estavam escritos nos céus (Lucas 10.20). Acertadamente eram salvos. Não tenho dúvida disto. Sendo que é complicado entender que naquele momento, ao Jesus soprar sobre eles, recebeu o Espírito.
O próprio João tinha dito que o Espírito Santo só seria outorgado quando Jesus ascendesse aos céus (João 7.39). Ainda neste evangelho mostra que o apóstolo Tomé não se encontrava no recinto (João 20.24). Logo, se houve o recebimento do Espírito significa que este apóstolo não o recebeu!
Além do mais, Jesus disse aos próprios discípulos que receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo (Atos 1.8). Note bem, a virtude seria concedida ao receber o Espírito! Portanto, indica que eles não tinham ainda recebido o Espírito Santo (Cf. João 7.39 - Atos 2.16-18,33).
O Espírito Santo realmente atuava nos apóstolos nos moldes da velha aliança (Isto precisa ser salientado em face de muitos não fazerem a devida distinção. Foge do escopo a atuação do Espírito no período do Antigo Testamento, porém, será de bom alvitre o ledor se inteirar sobre a temática). Contudo, na nova aliança o Espírito só viria após a glorificação de Jesus.
Acho melhor entender que ao soprar sobre os discípulos Jesus estava enfatizando o ato de eles receberem o Espírito como num ato profético - bastante conhecido pelo povo oriental. Era, portanto, um alerta, uma exortação para que recebessem de vez o Espírito, quando ele fosse dado. Talvez houvesse da parte de Cristo também o reconhecimento do aspecto formal do grupo apostólico ao ter soprado sobre eles.
Todavia, não fica dúvida de que a iniciação das bênçãos da nova aliança, instituída pelo sangue de Cristo deu-se aos apóstolos quando o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecostes (Atos 2.4,16-18,33). Por isso, acho inadequado chamar de ‘segunda benção’ quando na verdade foi a primeira benção nos moldes da nova aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário