domingo, 2 de junho de 2019

Elias não subiu numa carruagem de fogo! - Ratificação

Volto ao assunto da ‘carruagem de fogo’ frequentemente citada no arraial religioso. Dizem que o profeta Elias foi levado ao céu nela. Contudo, verificou-se na postagem anterior que na verdade o profeta foi transladado num redemoinho. O caso serve de alerta para a leitura que é feita no que tange a Palavra de Deus. Muitas vezes faz-se leitura de maneira descuidada e apressada. Por isso, insisto que a leitura deve ser feita com calma e atenção. Precisam-se observar as questões gramaticais, e, sobretudo o texto e contexto.

Certa ocasião ao discorrer sobre esse episódio uma senhora cristã, piedosa, disse que não devia me deter nisso, pois tanto faz uma coisa quanto outra. Ora, como assim? Existe diferença abissal entre ter Elias subido numa carruagem de fogo e num redemoinho! Sendo o redemoinho a forma como foi elevado ao céu (2 Reis 2.1,11). Pode parecer algo sem importância pra uns, porém, os pequenos detalhes no texto sacro fazem enorme diferença.

Eu como pregador da Palavra limito-me a dizer somente o que ela afirma. Quando a Bíblia fala algo eu propalo. Quando a Bíblia se silencia, eu me calo. Não posso nem devo ir além do que ela afirma. E, tampouco devo divulgar distração por causa da falta de compreensão de minha parte devido à desatenção no que tange ao texto bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário