terça-feira, 28 de maio de 2019

Sugestões Homiléticas (Parte II)

Homilética, o que é isso?   

A homilética nada mais é do que a arte de pregar. E como tal pode ser aprendida! É claro que uns são chamados para o ministério da palavra, devem ser aptos para ensinar/pregar. Contudo, já que toda a arte pode ser aprendida com a homilética não é diferente. Todo crente em Jesus pode se ensinado a aprender como pregar, sim. Apesar disto, essa obra foca exclusivamente nos pregadores leigos.

Existem pessoas que não aprendem porque não são ‘ensináveis’. Dito de outra maneira: Não tem humildade para aprender! Entretanto, o pregador deve ter essa disposição para instruir-se. Precisa saber que não sabe tudo e que pode aprender sempre algo novo a cada dia. Nesse sentido a vida consiste num eterno aprendizado. Apesar de ter feito seminário, sou bacharel em teologia, continuo com os meus estudos diários passados doze anos da conclusão do referido curso. O estudo da palavra de Deus é inesgotável. 

A minha relação com a Bíblia é especial. A minha vida cristã começou através da leitura do Novo Testamento. Adolescente eu debrucei sobre a Bíblia para lê-la minuciosamente, essa era a intenção, e fui tocado pelo Espírito Santo. Converti-me a Jesus em casa numa noite realmente inesquecível. Frequentei a classe de novos convertidos, dei pública profissão de fé e desci às águas batismais.

No início da juventude comecei a fazer cursos bíblicos por correspondências. Quero mostrar que não comecei de cima, ao contrário, após engatinhar como bebê na fé, eu dei meus primeiros passos. Adiante comecei a subir degrau por degrau. Confesso que ainda hoje continuar a subir a escada do aprendizado escriturístico.

Algo que me ajuda além da vontade de aprender é a curiosidade. Alguém disse que a curiosidade é aquela coceira que de vez em quando dá em nossa mente. Neste aspecto, confesso, sou bastante curioso! Guarde isso no seu coração, poderá ser muito útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário