sábado, 25 de maio de 2019

Sugestões Homiléticas (Parte I)

Para o pregador é imprescindível à conversão genuína a Deus. Parto então do princípio de que o pregador é alguém que experimentou o novo nascimento, ou seja, é nova criatura em Cristo Jesus. Por isso, anda em novidade de vida. É guiado pelo Espírito Santo que habita nele. Sendo que essa habitação divina não o exime de certas responsabilidades como anunciador do evangelho. Daí a importância da homilética que é a arte de pregar.

 Senti-me encorajado a escrever sobre uma das minhas paixões nessa vida: a pregação. Esta tem sido razão para o meu viver, não estou exagerando, acredite em mim.

Aprecio ouvir [boa] pregação. Sou capaz de ouvir inúmeras com a mesma atenção e ânimo. Aprendi com o tempo a arte da ‘escutatória’ (risos). Os meus ouvidos deleitam-se em acolher a mensagem divina.

Além de ser ouvinte no que tange a pregação bíblica, sou pela graça e misericórdia divina (tão somente por causa disto) pregador. Tenho o senso tanto do privilégio quanto da responsabilidade dessa nobre e árdua tarefa.

Sinceramente, quando estou no púlpito pregando e/ou ensinando tenho vontade de ficar ali o tempo todo. Não quero que aquele momento sublime acabe nunca! Ficaria a manhã, tarde e noite a proclamar a Palavra de Deus.

Em abril de 2008 fui consagrado ao ministério da Palavra. E, por isto recai sobre os meus ombros a incumbência de incentivar, principalmente, os chamados pregadores leigos. Sim, esta série foi escrito para vocês, com a finalidade de esmerarem-se na pregação. Compartilho, então, sugestões homilética, deixando claro que são apenas dicas, não tem caráter obrigatório, normativo, portanto. Contudo, espero que seja útil nalguma coisa. Se ao menos conseguir ajudar um leitor, digo, pregador dou-me por satisfeito, enormemente recompensado.

Embora seja escrita por um ministro da Palavra que passou pelo seminário teológico, diga-se de passagem, confessional, objetiva-se linguagem simples de modo que todo e qualquer leitor compreenda as propostas. No final, ofereço uma lista em ordem crescente de obras para aprofundamento por parte daqueles interessados. Estas poderão no porvir serem consultadas ou adquiridas.
 
Evitarei termos teológicos difíceis, e se porventura constar algum a definição será dada imediatamente para que todos possam acompanhar as recomendações. Quero facilitar as coisas, jamais complicar. Viso assessorar cada crente em Jesus, por isso se algum destes discordar de mim nalgum quesito, saiba de antemão que não tenho a pretensão de fazê-lo mudar de ideia. Afinal, essa modesta obra não é um manual de homilética, nem cabe no escopo o debate em relação aos métodos empregados no preparo do sermão, por exemplo. Insisto, são apenas observações que poderão ser aceitas ou não. Inclusive, tenho certeza de que algumas colocações serão analisadas e, até melhorados por uns leitores. E, isto não me causará nenhum constrangimento, ao contrário, alegrará o meu coração!

Suplico a Deus que uma vez mais me ajude e use para que seja benção na vida do distinto ledor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário