domingo, 1 de setembro de 2019

Batismo no Espírito Santo – Como acontece?

Em pleno século 21 muitos ainda acham que precisam buscar ardentemente o chamado ‘batismo no Espírito’. Sem dúvida a procura se dá por causa do analfabetismo bíblico que é gritante no cenário religioso, especificamente evangélico.
Uns dizem que o batismo espiritual não ocorre por acaso, e talvez por isso, utilizam toda sorte de expediente humano a fim de obtê-lo. Além do que, usam trechos sacros fora do contexto, sem interpretação plausível.
Equivocadamente citam o centurião Cornélio dando-o como exemplo de busca do batismo espiritual. Esta ideia desfaz-se, rapidamente e completamente, com leitura atenta – cuidadosa, do trecho bíblico em questão.
O capítulo 10 de Atos dos apóstolos mostra, sim, que Cornélio era piedoso, porém, indica que não era convertido, isto é, regenerado. Ele não experimentara o nascimento espiritual até então. Isto está patente! (Queira ler o texto bíblico, por favor). Em nenhum momento assevera que Cornélio buscou o batismo espiritual como ‘segunda benção’. Ao contrário, recebeu o dom do Espírito no começo da vida cristã.
O texto mostra claramente a nós (que também somos gentios) que o dom do Espírito é universal, ou seja, é concedido a todos aqueles que creem [em Jesus] e se arrependem de seus pecados. Sendo outorgada a salvação eterna.
No capítulo 11 (que é uma explicação petrina do evento ocorrido) é cristalino que o dom do Espírito equivale ao batismo no Espírito, que acontece justamente no momento de conversão. As línguas estrangeiras faladas naquele âmbito comprovaram que os gentios foram incorporados no corpo de Cristo.

* Dom do Espírito - Esta dádiva consiste no próprio Espírito Santo sendo concedido no ato de conversão. É, uma benção inicial, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário